segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Região Sudeste do Brasil – Paisagens Naturais

PLANO DE AULA
Escola Estadual Professora Maria da Cunha Bruno
Endereço: Av. A , s/n. bairro Jardim Primavera, telefone (65) 3686-5215
Várzea Grande-MT
Data: 17 de setembro de 2009.
Professora Josélia Aires de Cerqueira
Estrutura Curricular: Modalidade/Nível de Ensino – I Fase do III Ciclo
Componente Curricular – Geografia


Dados da aula
Tema da aula: Região Sudeste do Brasil – Paisagens Naturais
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a relação entre os elementos biofísicos das paisagens do sudeste brasileiro.
Reconhecer as alterações ambientais produzidas pela sociedade e suas conseqüências.
Desenvolver habilidades cognitivas (localizar, relacionar).
Duração das atividades
6 aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Geografia geral do Brasil: localização; aspectos físicos; população; economia; construção do território e diferenciação regional.

Interdisciplinaridade
Língua Portuguesa – leitura, interpretação e produção de textos.
Matemática – construção de gráficos
Ciências/Biologia – espécies animais e vegetais da região; qualidade das águas.
Estratégias e recursos da aula
Um estudo mais detalhado das paisagens naturais da região Sudeste, que envolvem o relevo, a hidrografia, o clima de a vegetação, é essencial para que o aluno analise e compreenda as transformações dessas paisagens em razão de sua ocupação.
No primeiro momento o aluno será estimulado a apresentar seus conhecimentos sobre o assunto a ser desenvolvido.
No segundo momento serão trabalhados textos sobre o tema.
No terceiro momento será desenvolvida a leitura e interpretação de mapas e gráficos.
No quarto momento assistir o filme “uma aventura na Geografia do Brasil”.
No quinto momento comentários e reflexões sobre o filme.
Atividades desenvolvidas
.Elaboração de quadro comparativo sobre o clima e a vegetação da região Sudeste. (Individual).
.Pesquisa em grupo sobre a qualidade dos rios da região Sudeste.
.Elaboração de um painel com gravuras relacionadas aos aspectos físicos da região.
Recursos complementares
Livro didático; mapas; TV; DVD; site do IBGE.
Avaliação
A avaliação terá caráter investigativo, diagnóstico, contínuo e processual, tendo como critérios: a disposição do aluno em envolver-se com as aulas; o interesse demonstrado em realizar as atividades solicitadas em sala de aula e em casa; a pontualidade, organização e participação na apresentação da pesquisa sobre a qualidade dos rios da região e na elaboração do painel.

Bibliografia
. MOREIRA, Igor. Construindo o espaço brasileiro. Editora Ática. São Paulo, 2008.
.Projeto Araribá: Geografia / obra coletiva. Editora Moderna. São Paulo, 2009.

Comentários
Até a presente data não houve o fechamento do tema, mas percebi que, de maneira geral, os alunos tiveram dificuldades em trabalhar com gráficos e mapas, precisando de um atendimento mais individualizado . Mas também percebi que a maioria deles se dispõe a desenvolver o que foi proposto. Uma outra conclusão é que a temperatura da aula subiu muito quando abriu o debate e eles foram instigados a colocar o seu ponto de vista, precisando da figura mediadora do professor para poder organizar as idéias e fazer com que o processo de aprendizagem acontecesse.

Um comentário:

  1. Hotels near Casino - Mapyro
    Best 목포 출장안마 Hotels near 전라북도 출장샵 Casino 상주 출장마사지 in Hollywood, LA area · Borgata Hotel 삼척 출장샵 Casino & Spa · Hampton Inn Hollywood 서산 출장안마 · Grand Ronde Casino & Spa · Harrah's Rincon Casino

    ResponderExcluir