segunda-feira, 28 de setembro de 2009

plano de aula

E. E. Maria da Cunha Bruno
Avenida principal, s/nº
Jardim Primavera – Várzea Grande
30 de agosto de 2009

TEMA: As plantas
AUTOR E CO-AUTORES: Rozana Maria da Silva

ESTRUTURA CURRICULAR:

ENSINO FUNDAMENTAL: Séries iniciais – 3º ano

COMPONENTE CURRICULAR: ciências e saúde, linguagem oral e escrita, artes visuais, natureza e sociedade, matemática, história e geografia.

TEMA: As plantas

CAPACIDADES:
Estimular o interesse pela observação como princípio essencial para desenvolver o pensamento científico.
Desenvolver o respeito pelas plantas como ser vivo e elemento essencial na cadeia alimentar.
Estimular a atenção, a concentração e diferenciar semelhanças e diferenças nas formas e cores presentes na natureza.

Conhecimentos prévios: serão realizados em relação ao conhecimento que os alunos têm em relação ao tema como:
Que plantas vocês conhecem?
Que plantas vocês utilizam na alimentação?

Duração das atividades: 9 aulas de 90 minutos.


Interdisciplinaridade: ciências e saúde, linguagem oral e escrita, artes visuais, natureza e sociedade, geometria.








Estratégias e recursos da aula:

1º momento

Conhecimentos prévios dos alunos com relação ao tema.


2º momento
A importância das plantas
As plantas são seres vivos
O corpo das plantas

Leitura de texto e vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=J88fDJelEEY


3º momento
As folhas
Função das folhas
Observar a forma e cores das folhas




http://1.bp.blogspot.com/_Zb3SUxO23Ns/R_PhUuzBAuI/AAAAAAAAAzo/I2MhMWLspmE/s400/formas+de+folhas.JPG

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=formas+da+folhas&gbv=2&aq=f&oq=


Pedir aos alunos que observem as folhas em suas casas e por onde passarem. Trazer uma folha para a próxima aula.

Montar cartaz com os vários tipos de folhas trazidas pelos alunos.


4º momento
A raiz
Função da raiz
A raiz em nossa alimentação
Leitura de texto
Observar os vários tipos de raízes
Observar a germinação de uma raiz de batata fazendo anotação dia a dia.


5º momento
O caule
Função do caule
O caule na nossa alimentação
Observar os caules expostos na sala.
Leitura de texto


6º momento
As flores
Função das flores
As flores em nossa alimentação
Leitura de texto
Observar o interior da flor com o auxílio de uma lupa.
Observar a variedade de cores das flores e os insetos e pássaros que elas atraem.
Trazer uma flor banca para a próxima aula.


7º momento
Experimento: como o caule transporta água e nutrientes para todas as partes da planta. Misturar anilina na água e colocar a flor branca e observar que ela vai ficar da mesma cor da anilina.
Anotar o resultado da experiência.



8º momento
O fruto
Função do fruto
O fruto em nossa alimentação
Leitura de texto
Observar as características e formas dos frutos expostos na sala de aula.
Fazer uma salada de frutas.


9º momento
A semente
Função das sementes
As sementes em nossa alimentação

Construir um cartaz com os vários tipos de semente presente em nossa alimentação.
Observar a germinação de uma semente anotando os resultados dia a dia.




Apresentação dos resultados:

Cartazes, registro escrito, experiências.



Recursos Complementares:

Vídeo, papel para cartazes, lupa, sementes, flores, folhas, raízes, caules, textos, anilina, observação.



Avaliação: a avaliação deverá ser feita a todo o momento porque as aulas serão feitas principalmente através da observação, registro e atividades práticas.










Bibliografia:



http://1.bp.blogspot.com/_Zb3SUxO23Ns/R_PhUuzBAuI/AAAAAAAAAzo/I2MhMWLspmE/s400/formas+de+folhas.JPG

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=formas+da+folhas&gbv=2&aq=f&oq=

http://www.youtube.com/watch?v=J88fDJelEEY

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070402172254AASWCcK


Projeto Pitanguá – Ciências- editora moderna 2005 - 2ª série

Um comentário:

  1. Escola Estdual Maria da Cunha Bruno
    Professora: Mirian Aparecida Dias
    Disciplina: Portugues
    Conteudo: Alfabetização
    Turma: a partir dos 5 anos

    Plano de Aula

    Escrever o nome com figuras

    Objetivo:
    Reconhecer o seu nome dentre os demais,
    Identficar o nome dos colegas da classe,
    Ientificar as letras do alfabato,
    Diferenciar as iniciais com onome apresentado.

    Desenvolvimento:
    Escrevam os seus nomes utilizando figuras de animais. primeira letra do nome de cada animal ira compor o seu nome.

    Como fazer:
    Desenhar os animais e escrever os nomes. Numa folha grade desenhe ou cole a figura de um animal para cada letra.

    Avalir o trabalho:
    Quantos letras tem o nome de cada componente de sua equipe
    Há letras repetidas em algum dos nomes
    Quais letras e em quais nomes
    Qual letra foi a mais difil de achar
    Qual foi a mai fácil
    Vocês gostaram de fazer esse trabalho

    Avaiação:
    Através das atividades desenvolvidas na capacidade de observação nas atividade elaboradas.

    Recursos:
    Lápis, borracha, lápis de cor, caneta hidrocor, folha de sufite, cartolina, cola, tesousa e figuras.

    ResponderExcluir