E. E. Maria da Cunha Bruno
Avenida principal, s/nº
Jardim Primavera – Várzea Grande
30 de agosto de 2009
TEMA: As plantas
AUTOR E CO-AUTORES: Rozana Maria da Silva
ESTRUTURA CURRICULAR:
ENSINO FUNDAMENTAL: Séries iniciais – 3º ano
COMPONENTE CURRICULAR: ciências e saúde, linguagem oral e escrita, artes visuais, natureza e sociedade, matemática, história e geografia.
TEMA: As plantas
CAPACIDADES:
Estimular o interesse pela observação como princípio essencial para desenvolver o pensamento científico.
Desenvolver o respeito pelas plantas como ser vivo e elemento essencial na cadeia alimentar.
Estimular a atenção, a concentração e diferenciar semelhanças e diferenças nas formas e cores presentes na natureza.
Conhecimentos prévios: serão realizados em relação ao conhecimento que os alunos têm em relação ao tema como:
Que plantas vocês conhecem?
Que plantas vocês utilizam na alimentação?
Duração das atividades: 9 aulas de 90 minutos.
Interdisciplinaridade: ciências e saúde, linguagem oral e escrita, artes visuais, natureza e sociedade, geometria.
Estratégias e recursos da aula:
1º momento
Conhecimentos prévios dos alunos com relação ao tema.
2º momento
A importância das plantas
As plantas são seres vivos
O corpo das plantas
Leitura de texto e vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=J88fDJelEEY
3º momento
As folhas
Função das folhas
Observar a forma e cores das folhas
http://1.bp.blogspot.com/_Zb3SUxO23Ns/R_PhUuzBAuI/AAAAAAAAAzo/I2MhMWLspmE/s400/formas+de+folhas.JPG
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=formas+da+folhas&gbv=2&aq=f&oq=
Pedir aos alunos que observem as folhas em suas casas e por onde passarem. Trazer uma folha para a próxima aula.
Montar cartaz com os vários tipos de folhas trazidas pelos alunos.
4º momento
A raiz
Função da raiz
A raiz em nossa alimentação
Leitura de texto
Observar os vários tipos de raízes
Observar a germinação de uma raiz de batata fazendo anotação dia a dia.
5º momento
O caule
Função do caule
O caule na nossa alimentação
Observar os caules expostos na sala.
Leitura de texto
6º momento
As flores
Função das flores
As flores em nossa alimentação
Leitura de texto
Observar o interior da flor com o auxílio de uma lupa.
Observar a variedade de cores das flores e os insetos e pássaros que elas atraem.
Trazer uma flor banca para a próxima aula.
7º momento
Experimento: como o caule transporta água e nutrientes para todas as partes da planta. Misturar anilina na água e colocar a flor branca e observar que ela vai ficar da mesma cor da anilina.
Anotar o resultado da experiência.
8º momento
O fruto
Função do fruto
O fruto em nossa alimentação
Leitura de texto
Observar as características e formas dos frutos expostos na sala de aula.
Fazer uma salada de frutas.
9º momento
A semente
Função das sementes
As sementes em nossa alimentação
Construir um cartaz com os vários tipos de semente presente em nossa alimentação.
Observar a germinação de uma semente anotando os resultados dia a dia.
Apresentação dos resultados:
Cartazes, registro escrito, experiências.
Recursos Complementares:
Vídeo, papel para cartazes, lupa, sementes, flores, folhas, raízes, caules, textos, anilina, observação.
Avaliação: a avaliação deverá ser feita a todo o momento porque as aulas serão feitas principalmente através da observação, registro e atividades práticas.
Bibliografia:
http://1.bp.blogspot.com/_Zb3SUxO23Ns/R_PhUuzBAuI/AAAAAAAAAzo/I2MhMWLspmE/s400/formas+de+folhas.JPG
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=formas+da+folhas&gbv=2&aq=f&oq=
http://www.youtube.com/watch?v=J88fDJelEEY
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070402172254AASWCcK
Projeto Pitanguá – Ciências- editora moderna 2005 - 2ª série
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Escola Estdual Maria da Cunha Bruno
ResponderExcluirProfessora: Mirian Aparecida Dias
Disciplina: Portugues
Conteudo: Alfabetização
Turma: a partir dos 5 anos
Plano de Aula
Escrever o nome com figuras
Objetivo:
Reconhecer o seu nome dentre os demais,
Identficar o nome dos colegas da classe,
Ientificar as letras do alfabato,
Diferenciar as iniciais com onome apresentado.
Desenvolvimento:
Escrevam os seus nomes utilizando figuras de animais. primeira letra do nome de cada animal ira compor o seu nome.
Como fazer:
Desenhar os animais e escrever os nomes. Numa folha grade desenhe ou cole a figura de um animal para cada letra.
Avalir o trabalho:
Quantos letras tem o nome de cada componente de sua equipe
Há letras repetidas em algum dos nomes
Quais letras e em quais nomes
Qual letra foi a mais difil de achar
Qual foi a mai fácil
Vocês gostaram de fazer esse trabalho
Avaiação:
Através das atividades desenvolvidas na capacidade de observação nas atividade elaboradas.
Recursos:
Lápis, borracha, lápis de cor, caneta hidrocor, folha de sufite, cartolina, cola, tesousa e figuras.