segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Plano de Aula- Preservando a Natureza

Várzea Grande, 31 de agosto de 2009.
E.E. Profª Maria da Cunha Bruno

Plano de aula
Essas aulas serão trabalhadas em conjunto com a professora de ciências, fazem parte de um pequeno projeto sobre os biomas de Mato Grosso que estamos desenvolvendo com a 3ª fase do 2° ciclo nas turmas A e B.

Tema : Preservação da Natureza
Autora: Caroline F. Salvador P. Vieira.
Ensino Fundamental – Língua Portuguesa e Ciências.
Objetivos:
Ø Reconhecer a importância do meio ambiente;
Ø Compreender a ação de homem no meio ambiente;
Ø Perceber a importância do uso sustentável do meio;
Ø Produzir uma narrativa relacionada à preservação do meio ambiente.
Duração das atividades:
3 aulas de 1 hora
Estratégias e recursos da aula:
1º Momento: Aula expositiva para compreender e conceituar: Meio ambiente e biomas, com a utilização da revista Agrinho.
2º Momento: Assistir vídeos sobre: meio ambiente, degradação da natureza. Os vídeos estão disponíveis nos seguintes links:
http://video.google.com/videoplay?docid=5314894837623835338
http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4
http://www.youtube.com/watch?v=1JR8CjAYxmc&feature=related
4º Momento: discussão, compreensão e interpretação dos vídeos.
5º Momento: Apresentação de roteiro para auxiliar na criação de uma história com o tema: “Preservando a natureza”.
a) Narrar um fato;
b) Criar personagens;
c) Elaborar um obstáculo/problema que as personagens enfrentarão;
d) Apresentar a solução para o problema;
e) Finalizar a história.
6º Momento: elaboração das histórias (textos narrativos) que envolvam ações para preservação do meio ambiente.
7º Momento: Leitura dos textos em sala pelos próprios alunos.
Recursos Complementares: Computador, Data-show, quadro, giz, folhas de papel.
Sites consultados:
http://video.google.com/videoplay?docid=5314894837623835338
http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4
http://www.youtube.com/watch?v=1JR8CjAYxmc&feature=related
http://alfredorohr.blogspot.com/

Avaliação: A avaliação acontecerá no decorrer das aulas observando a participação dos alunos nas discussões bem como na produção dos textos, percebendo se consideram o roteiro e o tema apresentados.

Comentário das aulas:
Percebi que os alunos se demonstraram entusiasmados com os vídeos, e durante a discussão e compreensão dos mesmo alguns levantaram fatos importantes sobre a preservação e as ações do homem em relação ao meio ambiente. Após isso, apresentei o roteiro e tirei dúvidas sobre sua utilização. Então os alunos começaram a produção de textos e no decorrer da produção alguns solicitaram acompanhamento para tirar dúvidas. As aulas foram proveitosas e percebi um interesse maior no assunto a partir do momento da utilização dos vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário