Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA
-Tema: A Interação Entre a Eletricidade, Eletromagnetismo e os Estudos de Albert Einsten Sobre a Luz
-Autor: Alison Mauri Weihs
-O plano de aula se encaixa nas Ciências da Natureza na disciplina de Física do 3º ano do ensino médio e trabalha um resumo dinâmico do que se estudou ao final do trimestre letivo.
-Dados da Aula: O aluno além de já ter visto parte e/ou todo o conteúdo poderá fazer uma ligação entre os temas do trimestre, sendo assim capaz de desenvolver a habilidade de interligar todo o conteúdo trazendo sentido para sua vida cotidiana e sabendo onde cada parte do conteúdo se encaixa na pratica.
-Duração das atividades: 4 horas
-Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor foram explanados nas aulas do trimestre onde foram ministrados os três conteúdos que foram propostos para esta aula.
É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade juntos as outras disciplinas das Ciências da natureza partindo dos princípios químicos que se conhecem do átomo que compreende todo o processo elétrico e em todos os casos em que citamos a matéria (os metais e outras rochas). Essa ligação se estende quando se fala de luz ou fótons desta na área de biologia em que se diz respeito à fotossíntese dos produtores primários (plantas). A matemática, obviamente, aparece para provar os fenômenos naturais sobre eletromagnetismo, por exemplo.
É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade juntos as outras disciplinas das Ciências da natureza partindo dos princípios químicos que se conhecem do átomo que compreende todo o processo elétrico e em todos os casos em que citamos a matéria (os metais e outras rochas). Essa ligação se estende quando se fala de luz ou fótons desta na área de biologia em que se diz respeito à fotossíntese dos produtores primários (plantas). A matemática, obviamente, aparece para provar os fenômenos naturais sobre eletromagnetismo, por exemplo.
-Estratégias e recursos da aula: em um primeiro momento o professor irá colocar resumidamente tudo o que foi explanado no trimestre sobre o assunto utilizando o data show e seu próprio notebook. Será feita uma discutição com os alunos apartir perguntas anteriormente já discutidas com a turma e por fim vamos pedir para que todos anotem em seus portifólio onde os conteúdos que tem pontos em comum e de que forma pode-se empregar o que foi aprendido nas tecnologias hoje existentes no cotidiano como no celular funcionam as ondas eletromagnéticas, por exemplo.
-Apresentação dos resultados será feita com a leitura dos textos do portifólio e avaliação dos professores da área de Ciências da Natureza e Matemática sobre o assunto.
-Avaliação serão as anotações feitas no portifólio discutidas antes em sala com os alunos e avaliadas em conjunto com os professores da área.
-Serão utilizados livro de Física do 3º ano do ensino médio (os que a escola dispuser em sua biblioteca)e sites de pesquisa como Google e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário