terça-feira, 15 de setembro de 2009

PLANO DE AULA DE FÍSICA



Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA

-Tema: A Interação Entre a Eletricidade, Eletromagnetismo e os Estudos de Albert Einsten Sobre a Luz

-Autor: Alison Mauri Weihs

-O plano de aula se encaixa nas Ciências da Natureza na disciplina de Física do 3º ano do ensino médio e trabalha um resumo dinâmico do que se estudou ao final do trimestre letivo.


-Dados da Aula: O aluno além de já ter visto parte e/ou todo o conteúdo poderá fazer uma ligação entre os temas do trimestre, sendo assim capaz de desenvolver a habilidade de interligar todo o conteúdo trazendo sentido para sua vida cotidiana e sabendo onde cada parte do conteúdo se encaixa na pratica.
-Duração das atividades: 4 horas

-Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor foram explanados nas aulas do trimestre onde foram ministrados os três conteúdos que foram propostos para esta aula.
É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade juntos as outras disciplinas das Ciências da natureza partindo dos princípios químicos que se conhecem do átomo que compreende todo o processo elétrico e em todos os casos em que citamos a matéria (os metais e outras rochas). Essa ligação se estende quando se fala de luz ou fótons desta na área de biologia em que se diz respeito à fotossíntese dos produtores primários (plantas). A matemática, obviamente, aparece para provar os fenômenos naturais sobre eletromagnetismo, por exemplo.

-Estratégias e recursos da aula: em um primeiro momento o professor irá colocar resumidamente tudo o que foi explanado no trimestre sobre o assunto utilizando o data show e seu próprio notebook. Será feita uma discutição com os alunos apartir perguntas anteriormente já discutidas com a turma e por fim vamos pedir para que todos anotem em seus portifólio onde os conteúdos que tem pontos em comum e de que forma pode-se empregar o que foi aprendido nas tecnologias hoje existentes no cotidiano como no celular funcionam as ondas eletromagnéticas, por exemplo.

-Apresentação dos resultados será feita com a leitura dos textos do portifólio e avaliação dos professores da área de Ciências da Natureza e Matemática sobre o assunto.

-Avaliação serão as anotações feitas no portifólio discutidas antes em sala com os alunos e avaliadas em conjunto com os professores da área.

-Serão utilizados livro de Física do 3º ano do ensino médio (os que a escola dispuser em sua biblioteca)e sites de pesquisa como Google e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário