Escola Estadual Maria da Cunha Bruno
Plano de Aula
Direitos Humanos, Garantias Fundamentais da Constituição Federal de 1988
Prof. Jeferson Lobato Evangelista
1º 'A' e 'B' - Ensino Médio - Matutino
Data: 10.09.2009
Objetivos:
Identificar as garantias e dos direitos fundamentais do brasileiro que estão expressas na constituição federal.
Conteúdos/Estrutura Curricular:
Art. 5º da Constituição Federal
Direitos Humanos
Garantias Fundamentais
Direitos e Deveres
Metodologia:
Dialogo informal, leitura da constituição federal, videos do youtube.
Recursos a serem utilizados:
5 Exemplares da Constituição Federal;
DataShow com Notebook e caixas de som;
Desenvolvimento:
Dialogo sobre o significado dos conceitos elementares da Constituição Federal e a história da Constituição Cidadã;
Divisão em grupos para Leitura do Artigo 5º da CF.
Explanação utilizando o Power Point como recurso de orientação de aprendizagem e explicação.
Video do YouTube sobre o tema :
1. Discurso da Promulgação da Constituição: http://www.youtube.com/watch?v=WFoObTqpzjI
2. Noticia Jornalista da época sobre a Constituiçãohttp://www.youtube.com/watch?v=G1KfnfgTdeM
Levantamento sobre como os direitos são respeitados ou não hoje em dia, cada grupo relaciona cinco exemplos do que foram levantados por eles, seguindo os critérios de positivo e negativo.
Os alunos expõe em seminário o resultado com fotos e cartazes de suas reflexões.
Forma-se um outro grupo de 5 alunos, representantes de cada um dos grupos anteriores pra criar um video-documentário de 5 minutos sobre o que foi produzido, e postar no YOUTUBE.
Avaliação
A Avaliação terá carater observatório e de participação coletiva e cada aluno fará no termino do processo um pequeno texto sobre o que aprendeu com a aula.
Comentário sobre o desenvolvimento da Atividade
Os alunos conseguiram desenvolver as atividades de forma super satisfatória, compreendendo a inteção da aula e interagindo na construção do conhecimento proposto.
As intervenções enriqueceram a aula com experiencias pessoais de casos na familia que foram identificados como direitos não respeitados.
O video-documentário está em fase de produção pelo grupo de alunos que se disponibilizaram a fazer de acordo com o plano de aula e ficará pronto em dez dias.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Trabalhando os PCN´s na escola: educação ambiental educando para a vida
Tema
Trabalhando os PCN´s na escola: educação ambiental educando para a vida
Trabalhando os PCN´s na escola: educação ambiental educando para a vida
Crescência Nunes da Silva
Mirian Aparecida Dias
Esmarenecildes de assis
Rozana Maria da Silva
Estrutura curricular
História, geografia, ciências.
Justificativa
A Educação Ambiental (EA) se caracteriza por novas e diferentes abordagens, preocupando-se com o papel da ciência na construção de novos conceitos e mentalidades (BORTOLOZZI e FILHO, 2000). O fator mais importante que contribui para a complexidade específica da EA é sua ênfase na resolução dos problemas que afetam o meio ambiente (DIAS, 1993). Disto surge uma das características fundamentais da EA, a sua abordagem interdisciplinar.
Alunos atendidos
Alunos do 2º e 3º ciclo
Abordar situações problemas tais como: a relação homem-ambiente ao longo do tempo, o consumismo, contextualização histórica da educação ambiental, lixo, geração e tipos de energia. Com objetivo de tentar identificar a relação do professor, aluno e comunidade com a Educação Ambiental, a proposta de trabalho aborda às questões ambientais como ele tem acompanhado e quais são os problemas ambientais trabalhados comumente nas escolas?
Recursos
Aulas expositivas e atividades extra-classe. Meios de comunicação (TV/Documentários/Filmes), sites na internet, rádio, revistas, jornais.
Cronograma
Um bimestre
A cada aula será utilizada uma metodologia e recursos diferentes:
Discussão do tema e objetivos com os alunos; Instigar o aluno a abordar assuntos relacionados com a sua realidade. Apresentação de filmes, vídeos, documentários a respeito da temática, aulas de campo. Execução de trabalhos em grupo, cada um utilizando recursos diferentes; vídeo, slides, hq’s, blogs.
Avaliação
Avaliação contínua, com base nos valores construídos, os trabalhos serão apresentados na forma de projetos, feira de ciências, temas geradores e oficinas.
Bibliografia
1BORTOLOZZI,A.;FILHO,A.P.Diagnóstico da Educação Ambiental no ensino de Geografia. Cadernos de Pesquisa, n° 109, p. 145-171, março/ 2000.
2 DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo:Gaia.1993.
sábado, 29 de agosto de 2009
Leitura e produção textual
VÁRZEA GRANDE, 29 DE AGOSTO DE 2009.
EEEB. “MARIA DA CUNHA BRUNO”
AVENIDA “A” S/N
BAIRRO JARDIM PRIMAVERA- VÁRZEA GRANDE- MT
TEMA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
ELABORAÇÃO:
PROFESSORES
. JOSÉ VIEIRA
JOSÉLIA
KAROLINE
JEFFERSON LOBATO
ESTRUTURA CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA
JUSTIFICATIVA:
Com o desenvolvimento destas aulas, pretende-se proporcionar ao educando, através da leitura e produção de textos, condições de ampliar o domínio da linguagem organizando atividades que possam desenvolver seus conhecimentos discursivos e lingüísticos. Dessa forma, estaremos fornecendo ao aluno condições para que escreva textos de forma clara e correta em situações diferenciadas de seu cotidiano, valorizando seu conhecimento prévio e auxiliando-o no processo de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento humano.
Em Geografia e História trabalharemos o tempo e o espaço em que viveram os principais autores dos textos trabalhados, reportando o aluno à realidade daquele contexto que influenciou a inspiração do escritor.
ALUNOS ATENDIDOS: III FASE DO II CICLO; I E II FASE DO III CICLO
CRONOGRAMA
1ª aula-120 min.
Conversa dirigida sobre os objetivos esperados durante o desenvolvimento das aulas; apresentação dos materiais didáticos que serão utilizados através de data-show; elaboração dos critérios de avaliação.
EEEB. “MARIA DA CUNHA BRUNO”
AVENIDA “A” S/N
BAIRRO JARDIM PRIMAVERA- VÁRZEA GRANDE- MT
TEMA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
ELABORAÇÃO:
PROFESSORES
. JOSÉ VIEIRA
JOSÉLIA
KAROLINE
JEFFERSON LOBATO
ESTRUTURA CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA
JUSTIFICATIVA:
Com o desenvolvimento destas aulas, pretende-se proporcionar ao educando, através da leitura e produção de textos, condições de ampliar o domínio da linguagem organizando atividades que possam desenvolver seus conhecimentos discursivos e lingüísticos. Dessa forma, estaremos fornecendo ao aluno condições para que escreva textos de forma clara e correta em situações diferenciadas de seu cotidiano, valorizando seu conhecimento prévio e auxiliando-o no processo de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento humano.
Em Geografia e História trabalharemos o tempo e o espaço em que viveram os principais autores dos textos trabalhados, reportando o aluno à realidade daquele contexto que influenciou a inspiração do escritor.
ALUNOS ATENDIDOS: III FASE DO II CICLO; I E II FASE DO III CICLO
CRONOGRAMA
1ª aula-120 min.
Conversa dirigida sobre os objetivos esperados durante o desenvolvimento das aulas; apresentação dos materiais didáticos que serão utilizados através de data-show; elaboração dos critérios de avaliação.
2ª aula-120 min.
Leitura e interpretação de textos poéticos.
3ª aula-120 min
Produção de textos poéticos em duplas.
4ª aula-120 min.
Leitura e interpretação de fábulas.
5ª aula-120 min.
Produção de fábulas em duplas.
6ª aula-120 min.
Apresentação e exposição dos textos produzidos durante as aulas com a utilização do data-show.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL,Secretaria de Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais,Brasília: MEC/SEF- 1998.
CUIABÁ- MT . Secretaria do Estado de Educação, Escola Ciclada de Mato Grosso , novos tempos e espaços para ensinar e aprender, Cuiabá – SEDUC- 2000.
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