segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Plano de Aula: Constituição Cidadã - 1988

Escola Estadual Maria da Cunha Bruno
Plano de Aula

Direitos Humanos, Garantias Fundamentais da Constituição Federal de 1988

Prof. Jeferson Lobato Evangelista

1º 'A' e 'B' - Ensino Médio - Matutino


Data: 10.09.2009


Objetivos:
Identificar as garantias e dos direitos fundamentais do brasileiro que estão expressas na constituição federal.


Conteúdos/Estrutura Curricular:
Art. 5º da Constituição Federal
Direitos Humanos
Garantias Fundamentais
Direitos e Deveres



Metodologia:
Dialogo informal, leitura da constituição federal, videos do youtube.

Recursos a serem utilizados:

5 Exemplares da Constituição Federal;
DataShow com Notebook e caixas de som;


Desenvolvimento:

Dialogo sobre o significado dos conceitos elementares da Constituição Federal e a história da Constituição Cidadã;
Divisão em grupos para Leitura do Artigo 5º da CF.
Explanação utilizando o Power Point como recurso de orientação de aprendizagem e explicação.
Video do YouTube sobre o tema :
1. Discurso da Promulgação da Constituição: http://www.youtube.com/watch?v=WFoObTqpzjI
2. Noticia Jornalista da época sobre a Constituiçãohttp://www.youtube.com/watch?v=G1KfnfgTdeM
Levantamento sobre como os direitos são respeitados ou não hoje em dia, cada grupo relaciona cinco exemplos do que foram levantados por eles, seguindo os critérios de positivo e negativo.

Os alunos expõe em seminário o resultado com fotos e cartazes de suas reflexões.

Forma-se um outro grupo de 5 alunos, representantes de cada um dos grupos anteriores pra criar um video-documentário de 5 minutos sobre o que foi produzido, e postar no YOUTUBE.

Avaliação

A Avaliação terá carater observatório e de participação coletiva e cada aluno fará no termino do processo um pequeno texto sobre o que aprendeu com a aula.

Comentário sobre o desenvolvimento da Atividade

Os alunos conseguiram desenvolver as atividades de forma super satisfatória, compreendendo a inteção da aula e interagindo na construção do conhecimento proposto.

As intervenções enriqueceram a aula com experiencias pessoais de casos na familia que foram identificados como direitos não respeitados.

O video-documentário está em fase de produção pelo grupo de alunos que se disponibilizaram a fazer de acordo com o plano de aula e ficará pronto em dez dias.

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