sábado, 29 de agosto de 2009

Leitura e produção textual

VÁRZEA GRANDE, 29 DE AGOSTO DE 2009.
EEEB. “MARIA DA CUNHA BRUNO”
AVENIDA “A” S/N
BAIRRO JARDIM PRIMAVERA- VÁRZEA GRANDE- MT

TEMA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

ELABORAÇÃO:
PROFESSORES
. JOSÉ VIEIRA
JOSÉLIA
KAROLINE
JEFFERSON LOBATO

ESTRUTURA CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA


JUSTIFICATIVA:

Com o desenvolvimento destas aulas, pretende-se proporcionar ao educando, através da leitura e produção de textos, condições de ampliar o domínio da linguagem organizando atividades que possam desenvolver seus conhecimentos discursivos e lingüísticos. Dessa forma, estaremos fornecendo ao aluno condições para que escreva textos de forma clara e correta em situações diferenciadas de seu cotidiano, valorizando seu conhecimento prévio e auxiliando-o no processo de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento humano.
Em Geografia e História trabalharemos o tempo e o espaço em que viveram os principais autores dos textos trabalhados, reportando o aluno à realidade daquele contexto que influenciou a inspiração do escritor.

ALUNOS ATENDIDOS: III FASE DO II CICLO; I E II FASE DO III CICLO


CRONOGRAMA


1ª aula-120 min.
Conversa dirigida sobre os objetivos esperados durante o desenvolvimento das aulas; apresentação dos materiais didáticos que serão utilizados através de data-show; elaboração dos critérios de avaliação.

2ª aula-120 min.
Leitura e interpretação de textos poéticos.

3ª aula-120 min
Produção de textos poéticos em duplas.

4ª aula-120 min.
Leitura e interpretação de fábulas.

5ª aula-120 min.
Produção de fábulas em duplas.

6ª aula-120 min.
Apresentação e exposição dos textos produzidos durante as aulas com a utilização do data-show.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BRASIL,Secretaria de Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais,Brasília: MEC/SEF- 1998.

CUIABÁ- MT . Secretaria do Estado de Educação, Escola Ciclada de Mato Grosso , novos tempos e espaços para ensinar e aprender, Cuiabá – SEDUC- 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário