segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Trabalhando os PCN´s na escola: educação ambiental educando para a vida


Tema
Trabalhando os PCN´s na escola: educação ambiental educando para a vida


Crescência Nunes da Silva
Mirian Aparecida Dias
Esmarenecildes de assis
Rozana Maria da Silva


Estrutura curricular
História, geografia, ciências.

Justificativa
A Educação Ambiental (EA) se caracteriza por novas e diferentes abordagens, preocupando-se com o papel da ciência na construção de novos conceitos e mentalidades (BORTOLOZZI e FILHO, 2000). O fator mais importante que contribui para a complexidade específica da EA é sua ênfase na resolução dos problemas que afetam o meio ambiente (DIAS, 1993). Disto surge uma das características fundamentais da EA, a sua abordagem interdisciplinar.

Alunos atendidos
Alunos do 2º e 3º ciclo

Abordar situações problemas tais como: a relação homem-
ambiente ao longo do tempo, o consumismo, contextualização histórica da educação ambiental, lixo, geração e tipos de energia. Com objetivo de tentar identificar a relação do professor, aluno e comunidade com a Educação Ambiental, a proposta de trabalho aborda às questões ambientais como ele tem acompanhado e quais são os problemas ambientais trabalhados comumente nas escolas?
Recursos
Aulas expositivas e atividades extra-classe. Meios de comunicação (TV/Documentários/Filmes), sites na internet, rádio, revistas, jornais.

Cronograma
Um bimestre
A cada aula será utilizada uma metodologia e recursos diferentes:
Discussão do tema e objetivos com os alunos; Instigar o aluno a abordar assuntos relacionados com a sua realidade. Apresentação de filmes, vídeos, documentários a respeito da temática, aulas de campo. Execução de trabalhos em grupo, cada um utilizando recursos diferentes; vídeo, slides, hq’s, blogs.

Avaliação
Avaliação contínua, com base nos valores construídos, os trabalhos serão apresentados na forma de projetos, feira de ciências, temas geradores e oficinas.

Bibliografia
1BORTOLOZZI,A.;FILHO,A.P.Diagnóstico da Educação Ambiental no ensino de Geografia. Cadernos de Pesquisa, n° 109, p. 145-171, março/ 2000.
2 DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo:Gaia.1993.

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