segunda-feira, 28 de setembro de 2009
plano de aula
Avenida principal, s/nº
Jardim Primavera – Várzea Grande
30 de agosto de 2009
TEMA: As plantas
AUTOR E CO-AUTORES: Rozana Maria da Silva
ESTRUTURA CURRICULAR:
ENSINO FUNDAMENTAL: Séries iniciais – 3º ano
COMPONENTE CURRICULAR: ciências e saúde, linguagem oral e escrita, artes visuais, natureza e sociedade, matemática, história e geografia.
TEMA: As plantas
CAPACIDADES:
Estimular o interesse pela observação como princípio essencial para desenvolver o pensamento científico.
Desenvolver o respeito pelas plantas como ser vivo e elemento essencial na cadeia alimentar.
Estimular a atenção, a concentração e diferenciar semelhanças e diferenças nas formas e cores presentes na natureza.
Conhecimentos prévios: serão realizados em relação ao conhecimento que os alunos têm em relação ao tema como:
Que plantas vocês conhecem?
Que plantas vocês utilizam na alimentação?
Duração das atividades: 9 aulas de 90 minutos.
Interdisciplinaridade: ciências e saúde, linguagem oral e escrita, artes visuais, natureza e sociedade, geometria.
Estratégias e recursos da aula:
1º momento
Conhecimentos prévios dos alunos com relação ao tema.
2º momento
A importância das plantas
As plantas são seres vivos
O corpo das plantas
Leitura de texto e vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=J88fDJelEEY
3º momento
As folhas
Função das folhas
Observar a forma e cores das folhas
http://1.bp.blogspot.com/_Zb3SUxO23Ns/R_PhUuzBAuI/AAAAAAAAAzo/I2MhMWLspmE/s400/formas+de+folhas.JPG
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=formas+da+folhas&gbv=2&aq=f&oq=
Pedir aos alunos que observem as folhas em suas casas e por onde passarem. Trazer uma folha para a próxima aula.
Montar cartaz com os vários tipos de folhas trazidas pelos alunos.
4º momento
A raiz
Função da raiz
A raiz em nossa alimentação
Leitura de texto
Observar os vários tipos de raízes
Observar a germinação de uma raiz de batata fazendo anotação dia a dia.
5º momento
O caule
Função do caule
O caule na nossa alimentação
Observar os caules expostos na sala.
Leitura de texto
6º momento
As flores
Função das flores
As flores em nossa alimentação
Leitura de texto
Observar o interior da flor com o auxílio de uma lupa.
Observar a variedade de cores das flores e os insetos e pássaros que elas atraem.
Trazer uma flor banca para a próxima aula.
7º momento
Experimento: como o caule transporta água e nutrientes para todas as partes da planta. Misturar anilina na água e colocar a flor branca e observar que ela vai ficar da mesma cor da anilina.
Anotar o resultado da experiência.
8º momento
O fruto
Função do fruto
O fruto em nossa alimentação
Leitura de texto
Observar as características e formas dos frutos expostos na sala de aula.
Fazer uma salada de frutas.
9º momento
A semente
Função das sementes
As sementes em nossa alimentação
Construir um cartaz com os vários tipos de semente presente em nossa alimentação.
Observar a germinação de uma semente anotando os resultados dia a dia.
Apresentação dos resultados:
Cartazes, registro escrito, experiências.
Recursos Complementares:
Vídeo, papel para cartazes, lupa, sementes, flores, folhas, raízes, caules, textos, anilina, observação.
Avaliação: a avaliação deverá ser feita a todo o momento porque as aulas serão feitas principalmente através da observação, registro e atividades práticas.
Bibliografia:
http://1.bp.blogspot.com/_Zb3SUxO23Ns/R_PhUuzBAuI/AAAAAAAAAzo/I2MhMWLspmE/s400/formas+de+folhas.JPG
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=formas+da+folhas&gbv=2&aq=f&oq=
http://www.youtube.com/watch?v=J88fDJelEEY
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070402172254AASWCcK
Projeto Pitanguá – Ciências- editora moderna 2005 - 2ª série
Professora Aparecida Marcelino de Miranda
Professora Aparecida Marcelino de Miranda
OBJETIVO:
O aluno deverá no período da aula, executará a movimentação do bloqueio partindo da posição de expectativa, em pé junto a rede , com membros superiores e inferiores semiflexionados, as mãos ao lado do ombros e as palmas voltadas para frente.
Participará das atividades demonstrando cooperação, entusiasmo e responsabilidade.
Ao final da aula o aluno deverá dominar as técnicas do fundamento bloqueio, reconhecendo os erros e acertos, e executá-las no momento adequado durante o jogo. Numa progressão de 3 acertos de 6 bloqueios.
TEMPO | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | MATERIAL |
2 minutos | Alongamento | Grupamento muscular específico;
| Não tem |
2 minutos | Aquecimento | Amarrar um balão em cada tornozelo dos alunos dispostos na metade da quadra de voleibol. Os alunos deverão estourar os balões uns dos outros. Ganha o aluno que não tiver seus balões estourados. | Balões Barbante |
5 minutos | Educativo | Numa das paredes da quadra (pode ser também a rede), fazer três marcações com diferentes posições, os alunos dispostos em uma coluna deverão deslocar-se andando até as marcações executando o salto e o bloqueio, sem flexão de punho.
| Balões Barbante |
8 minutos | Aplicação | Jogo com regras pré-estabelecidas. Dispor seis alunos na quadra, os três da rede só poderão executar o fundamento aprendido, bloqueio, os outros só poderão executar manchete e toque. | Bola de voleibol (ou uma bola de material leve quando com crianças)
|
3 minutos | Volta à calma | Toda os alunos dispostos em círculo, sentados irão discutir a aula dada. | Não tem |
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
O objetivo da aula:
* Conhecer o alfabeto.
* Reconhecer as relações entre os sons e as letras.
Estratégias e recursos da aula
Distribuir a poesia para a turma (a poesia deve ser escrita em letra de imprensa maiúscula, pois isso facilita o reconhecimento e o estabelecimento da relação som-letra).
Ler a poesia para a turma pedindo que acompanhem. Um recurso interessante é o de escrever no quadro as estrofes que serão trabalhadas no dia. Assim o professor poderá ler acompanhando com o dedo – procedimento que pode ser repetido pelas crianças.
E outros.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Região Sudeste do Brasil – Paisagens Naturais
Escola Estadual Professora Maria da Cunha Bruno
Endereço: Av. A , s/n. bairro Jardim Primavera, telefone (65) 3686-5215
Várzea Grande-MT
Data: 17 de setembro de 2009.
Professora Josélia Aires de Cerqueira
Estrutura Curricular: Modalidade/Nível de Ensino – I Fase do III Ciclo
Componente Curricular – Geografia
Dados da aula
Tema da aula: Região Sudeste do Brasil – Paisagens Naturais
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a relação entre os elementos biofísicos das paisagens do sudeste brasileiro.
Reconhecer as alterações ambientais produzidas pela sociedade e suas conseqüências.
Desenvolver habilidades cognitivas (localizar, relacionar).
Duração das atividades
6 aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Geografia geral do Brasil: localização; aspectos físicos; população; economia; construção do território e diferenciação regional.
Interdisciplinaridade
Língua Portuguesa – leitura, interpretação e produção de textos.
Matemática – construção de gráficos
Ciências/Biologia – espécies animais e vegetais da região; qualidade das águas.
Estratégias e recursos da aula
Um estudo mais detalhado das paisagens naturais da região Sudeste, que envolvem o relevo, a hidrografia, o clima de a vegetação, é essencial para que o aluno analise e compreenda as transformações dessas paisagens em razão de sua ocupação.
No primeiro momento o aluno será estimulado a apresentar seus conhecimentos sobre o assunto a ser desenvolvido.
No segundo momento serão trabalhados textos sobre o tema.
No terceiro momento será desenvolvida a leitura e interpretação de mapas e gráficos.
No quarto momento assistir o filme “uma aventura na Geografia do Brasil”.
No quinto momento comentários e reflexões sobre o filme.
Atividades desenvolvidas
.Elaboração de quadro comparativo sobre o clima e a vegetação da região Sudeste. (Individual).
.Pesquisa em grupo sobre a qualidade dos rios da região Sudeste.
.Elaboração de um painel com gravuras relacionadas aos aspectos físicos da região.
Recursos complementares
Livro didático; mapas; TV; DVD; site do IBGE.
Avaliação
A avaliação terá caráter investigativo, diagnóstico, contínuo e processual, tendo como critérios: a disposição do aluno em envolver-se com as aulas; o interesse demonstrado em realizar as atividades solicitadas em sala de aula e em casa; a pontualidade, organização e participação na apresentação da pesquisa sobre a qualidade dos rios da região e na elaboração do painel.
Bibliografia
. MOREIRA, Igor. Construindo o espaço brasileiro. Editora Ática. São Paulo, 2008.
.Projeto Araribá: Geografia / obra coletiva. Editora Moderna. São Paulo, 2009.
Comentários
Até a presente data não houve o fechamento do tema, mas percebi que, de maneira geral, os alunos tiveram dificuldades em trabalhar com gráficos e mapas, precisando de um atendimento mais individualizado . Mas também percebi que a maioria deles se dispõe a desenvolver o que foi proposto. Uma outra conclusão é que a temperatura da aula subiu muito quando abriu o debate e eles foram instigados a colocar o seu ponto de vista, precisando da figura mediadora do professor para poder organizar as idéias e fazer com que o processo de aprendizagem acontecesse.
A água no corpo humano
Conteúdo: A água no corpo humano. (NN).
Objetivo: Reconhecer a importância da água no corpo humano.
Professora Arciley Regina da Silva
Desenvolvimento do 1º Componente Curricular
Entregar um pedaço de saco plástico transparente para cada aluno e pedir para que expirem bem forte com a boca no saco.
Questionar:
- O que vocês tem na mão?
Um saco plástico.
- O que aconteceu quando vocês expiraram no saco?
Suou.
- Ficou úmido?
Sim.
- De onde saiu a umidade?
Da boca.
- E o que é a umidade que saiu da boca?
É a saliva.
- E o que é a saliva?
É água.
- Água de onde?
Do nosso corpo.
- Cerca de 70% do nosso corpo( corpo humano) é composto de água.
O suor, a lágrima, a saliva, a urina e as fezes são água que perdemos no nosso corpo.
- Nós sobrevivemos sem água?
Não.
- Uma pessoa necessita ingerir de 2 a 4 litros de água diariamente, uma parte dessa água está presente nos alimentos. Uma pessoa sem água suporta no máximo 4 dias.
Em ambientes quentes sob trabalho físico intenso, a sobrevivência se limitará a apenas 2 ou 3 dias.
- De que forma nós podemos ingerir água?
Nos sucos, picolés, sorvetes, chás...
Registro (Passar no quadro)
A água no Corpo Humano
A água é indispensável para nossa vida e para nossa sobrevivência.
A água é o componente em maior quantidade no organismo humano, cerce de 70% do corpo é composto de água.
Nossos corpos perdem continuamente esse líquido de diversas maneiras, como o suor, a lágrima, a saliva, a urina e fezes.
Uma pessoa necessita ingerir de 2 a 4 litros de água diariamente. Uma parte dessa água está presente nos alimentos.
A água consumida deve ser sempre limpa, potável, livre de microorganismos e de substâncias tóxicas.
Atividades ( Passar no quadro)
1) Responder:
a) Por que a água é importante para a vida?
Para nossa sobrevivência.
b) Qual a água que pode ser ingerida?
Água potável.
c) Em que alimentos podemos encontrar água?
Frutas, verduras, chás...
d) Como nós perdemos água?
Através da lágrima, suor, urina e fezes.
2) Responder e completar a cruzadinha:
a) A água está presente nos ...................
b) A ................ é muito importante para o ser humano.
c) Perdemos água através do .................
d) Cerca de 70% do corpo .................. é composto por água.
Tema:(passar no quadro)
1) Escrever no seu caderno uma lista dos alimentos que você comeu durante o dia que possa produzir água no seu organismo.
Plano de Aula- Preservando a Natureza
E.E. Profª Maria da Cunha Bruno
Plano de aula
Essas aulas serão trabalhadas em conjunto com a professora de ciências, fazem parte de um pequeno projeto sobre os biomas de Mato Grosso que estamos desenvolvendo com a 3ª fase do 2° ciclo nas turmas A e B.
Tema : Preservação da Natureza
Autora: Caroline F. Salvador P. Vieira.
Ensino Fundamental – Língua Portuguesa e Ciências.
Objetivos:
Ø Reconhecer a importância do meio ambiente;
Ø Compreender a ação de homem no meio ambiente;
Ø Perceber a importância do uso sustentável do meio;
Ø Produzir uma narrativa relacionada à preservação do meio ambiente.
Duração das atividades:
3 aulas de 1 hora
Estratégias e recursos da aula:
1º Momento: Aula expositiva para compreender e conceituar: Meio ambiente e biomas, com a utilização da revista Agrinho.
2º Momento: Assistir vídeos sobre: meio ambiente, degradação da natureza. Os vídeos estão disponíveis nos seguintes links:
http://video.google.com/videoplay?docid=5314894837623835338
http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4
http://www.youtube.com/watch?v=1JR8CjAYxmc&feature=related
4º Momento: discussão, compreensão e interpretação dos vídeos.
5º Momento: Apresentação de roteiro para auxiliar na criação de uma história com o tema: “Preservando a natureza”.
a) Narrar um fato;
b) Criar personagens;
c) Elaborar um obstáculo/problema que as personagens enfrentarão;
d) Apresentar a solução para o problema;
e) Finalizar a história.
6º Momento: elaboração das histórias (textos narrativos) que envolvam ações para preservação do meio ambiente.
7º Momento: Leitura dos textos em sala pelos próprios alunos.
Recursos Complementares: Computador, Data-show, quadro, giz, folhas de papel.
Sites consultados: http://video.google.com/videoplay?docid=5314894837623835338
http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4
http://www.youtube.com/watch?v=1JR8CjAYxmc&feature=related
http://alfredorohr.blogspot.com/
Avaliação: A avaliação acontecerá no decorrer das aulas observando a participação dos alunos nas discussões bem como na produção dos textos, percebendo se consideram o roteiro e o tema apresentados.
Comentário das aulas:
Percebi que os alunos se demonstraram entusiasmados com os vídeos, e durante a discussão e compreensão dos mesmo alguns levantaram fatos importantes sobre a preservação e as ações do homem em relação ao meio ambiente. Após isso, apresentei o roteiro e tirei dúvidas sobre sua utilização. Então os alunos começaram a produção de textos e no decorrer da produção alguns solicitaram acompanhamento para tirar dúvidas. As aulas foram proveitosas e percebi um interesse maior no assunto a partir do momento da utilização dos vídeos.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
PLANO DE AULA DE FÍSICA
Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA
-Tema: A Interação Entre a Eletricidade, Eletromagnetismo e os Estudos de Albert Einsten Sobre a Luz
-O plano de aula se encaixa nas Ciências da Natureza na disciplina de Física do 3º ano do ensino médio e trabalha um resumo dinâmico do que se estudou ao final do trimestre letivo.
-Dados da Aula: O aluno além de já ter visto parte e/ou todo o conteúdo poderá fazer uma ligação entre os temas do trimestre, sendo assim capaz de desenvolver a habilidade de interligar todo o conteúdo trazendo sentido para sua vida cotidiana e sabendo onde cada parte do conteúdo se encaixa na pratica.
É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade juntos as outras disciplinas das Ciências da natureza partindo dos princípios químicos que se conhecem do átomo que compreende todo o processo elétrico e em todos os casos em que citamos a matéria (os metais e outras rochas). Essa ligação se estende quando se fala de luz ou fótons desta na área de biologia em que se diz respeito à fotossíntese dos produtores primários (plantas). A matemática, obviamente, aparece para provar os fenômenos naturais sobre eletromagnetismo, por exemplo.
-Apresentação dos resultados será feita com a leitura dos textos do portifólio e avaliação dos professores da área de Ciências da Natureza e Matemática sobre o assunto.
-Serão utilizados livro de Física do 3º ano do ensino médio (os que a escola dispuser em sua biblioteca)e sites de pesquisa como Google e etc.
domingo, 6 de setembro de 2009
Aula sobre a semana da Pátria
Durante a Semana da Pátria é comum ter em nossas escolas momentos cívicos enaltecendo nosso país. Dessa forma elaborei estas aulas visando despertar no aluno o espírito crítico de análise da atual situação brasileira.
1º momento:
Vídeo “As duas faces do Brasil”
O vídeo apresenta imagens da situação social da maioria da população brasileira ao passo que apresenta também o contraste de uma minoria privilegiada. Sobre as imagens aparecem frases do Hino Nacional Brasileiro. É um excelente instrumento de análise crítica do principal problema: a má distribuição de renda.
2º momento:
No laboratório de informática, os alunos serão orientados a buscar imagens no GOOGLE sobre os principais problemas enfrentados pelo Brasil, e produzir um pequeno texto sobre o problema observado com os seguintes passos:
Acesso ao provedor da internet GOOGLE;
Imagens;
Busca de imagem;
Seleção da imagem;
Colar no editor de texto;
Digitação do texto elaborado pelo aluno;
Formatação;
Salvar.
3º momento:
Estudo das palavras desconhecidas do Hino Nacional Brasileiro, utilizando o wikicionário.
4º momento:
Montagem de painéis (no formato do mapa do Brasil) com recortes de jornais e revistas:
O Brasil que temos;
O Brasil que queremos;
5º momento:
Construção de texto coletivo sobre o que aprendemos com o desenvolvimento das aulas enfatizando soluções para os problemas observados.
6º momento:
Exposição dos textos produzidos individual e coletivamente e dos painéis confeccionados.
Alunos atendidos: 4º ano “C”
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Plano de aula utilizando recursos de mídia
Tema: Educação ambiental educando para a vida
Justificativa
Acreditando que o tema explorado na atividade anterior é bastante rico e amplo no sentido dos conteúdos a serem etrabalhados, resolvemos dar continuidade ao mesmo assunto, mas enriquecê-lo utilizando diversos recursos midiáticos como forma de complementar as atividades e promover maior participação e integração com os alunos.
Objetivo
Integrar o uso das mídias na prática pedagógica, de forma a perceber o processo de ensino aprendizagem mais significativo.
Recursos
(mídias utilizadas)
Utilizar o vídeo:
Projeto introduzido em um hotel em Visconde de Mauá, na divisa de MG e RJ, inspirou novo modelo de gestão dos resíduos em uma clínica psiquiátrica no Rio de Janeiro.
Vídeo sobre reciclagem:
http://videos.hsw.uol.com.br/reciclagem-1-video.htm
Para que o aluno perceba que reciclagem envolve reutilizar algo supostamente inútil, ao invés de simplemente jogar fora.
Atividades lúdicas em Educação ambiental:
http://www.qdivertido.com.br/verartigo.php?codigo=2
jogos:
http://natureza-brincalhona.pt/Jogos.html
Duração:4 aulas
Avaliação
Os recursos serão trabalhados em diferentes momentos, em grupo e individualmente, permitindo assim que a avaliação possa ser bem explorada, permitindo ao professor interagir e conhecer melhor seus alunos, suas diferentes habilidades e competências.